Visit Olhão - Portal de Turismo de Olhão

Gastronomia do Concelho

É hoje inquestionável que a identidade cultural dos povos não passa apenas por bens construídos, nomeadamente monumentos que espelham épocas do seu percurso civilizacional, mas também por bens intangíveis – como por exemplo as artes culinárias que caraterizam certos aspetos de uma nação ou região, que com o passar dos tempos tendem a desaparecer.
O setor da Restauração tem merecido por parte do Governo português a intensificação de medidas de preservação, valorização e divulgação da gastronomia nacional enquanto valor integrante do património cultural português, com o objetivo de fomentar a procura interna e externa.


A gastronomia tem sido reconhecida como uma componente importante da atração de fluxos turísticos tanto nacionais como internacionais e tem proporcionado desenvolvimento contínuo do setor da restauração, sendo de crucial importância económica para qualquer região e promovendo a criação de postos de trabalho diretos e indiretos.
Neste contexto, a Resolução do Conselho de Ministros nº96/2000, publicada no Diário da República, I Série B, de 26 de julho, vem reforçar o papel da gastronomia como património cultural, que atesta a própria evolução histórica e social das nossas gentes que cumpre salvaguardar e promover.



A atividade de restauração e bebidas em Olhão destaca-se dos demais concelhos algarvios, pela sua elevada contribuição para a economia local, assumindo também um papel preponderante na promoção e desenvolvimento turístico do nosso concelho, registando índices de procura crescentes.

No concelho de Olhão existem muitos locais onde se pode desfrutar da gastronomia do concelho, sendo por excelência a Av.ª 5 de Outubro, junto à zona Ribieirinha, que concentra a maior parte dos estabelecimentos de restauração e bebidas.
Os pratos típicos do concelho são, entre outros, o Xarém com Conquilhas, este um dos 21 finalistas às 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal, a Raia Alhada, o Litão à moda de Olhão, os Biqueirões Albardados e a Vila de Amêijoas.