Visit Olhão - Portal de Turismo de Olhão

Praia da Armona

Armona, Olhão

Mar

A praia situa-se no extremo poente da Ilha da Armona, na proximidade da Barra do Lavajo, e mais uma vez atravessam-se os labirintos de areia e vasa da Ria Formosa para a alcançar. O povoado que aqui se estabeleceu é essencialmente de veraneio; existe também na ilha um parque de campismo (bungalows) e é possível contar com apoios locais para realizar diversas atividades náuticas. A barreira arenosa é robusta e a frente de mar alcança-se após atravessar a povoação e as dunas, numa extensão de cerca de 1,5 km. A paisagem abre-se junto ao mar, o areal é a perder de vista e estende-se para nascente, proporcionando momentos de tranquilidade a quem gosta de fazer caminhadas. Os bancos de areia junto da barra delimitam deliciosas piscinas naturais. Também aqui se pode observar a flora rica e aromática dos campos dunares, bem como gozar os ventos mornos de leste e apreciar os tons invariavelmente fogosos do pôr do sol.

 

Ria

A praia da Armona-Ria também está classificada como área balnear, sendo possívelapreciar as águas límpidas e mais calmas da ria fazendo praia no areal próximo ao cais de embarque.

 

Nota:

As correntes junto à barra são normalmente muito fortes. De modo a contribuir para a preservação do local, o cordão dunar deverá ser atravessado utilizando as passadeiras e passadiços.

Localização