Visit Olhão - Portal de Turismo de Olhão

Praias

 

Praia do Farol e dos Hangares

Situada na Ilha da Culatra, a praia deve o nome ao farol que se situa na sua extrema poente, na Barra Nova junto ao Cabo de St.ª Maria.

Cerca de 1,5 km para nascente surge a Praia dos Hangares, acessível por barco ou caminhando a partir do Farol. Ainda se encontra aqui um velho bunker e muito arame farpado, legados do tempo em que hidroaviões da Marinha ancoravam na ilha.

Acesso e instalações: carreiras de barco a partir de Faro (verão) e de Olhão (todo o ano), estacionamentos amplos e ordenados na proximidade dos cais de embarque. Diversos equipamentos de apoio (restaurantes, wc e apoios balneares) e vigilância durante a época balnear, apenas na Praia do Farol. Orientação: sudeste.

 

Praia da Culatra

A praia situa-se na extrema nascente da ilha da Culatra, associada a um antigo povoado de pescadores que, até há algumas dezenas de anos, era constituído por casas de madeira.

Acesso e instalações: Carreiras regulares de barco a partir de Faro (verão) e de Olhão (todo o ano), estacionamentos amplos e ordenados na proximidade dos cais de embarque. Equipamentos de apoio (restaurantes na proximidade da praia, wc e apoio balnear) e vigilância durante a época balnear. A Barra do Lavajo não tem vigilância balnear. Orientação: sudeste.

 

Praia da Armona

A praia situa-se no extremo poente da Ilha da Armona, na proximidade da Barra do Lavajo, e mais uma vez atravessam-se os labirintos de areia e vasa da Ria Formosa para a alcançar. Ria – A praia da Armona-Ria também está classificada como área balnear, sendo possível apreciar as águas límpidas e mais calmas da ria fazendo praia no areal próximo ao cais de embarque.

Acesso e instalações: Carreiras regulares a partir de Olhão durante todo o ano (estacionamento amplo e ordenado na proximidade do cais). Diversos equipamentos de apoio (restaurantes na proximidade das praias; apoio de praia, wc e apoio balnear na Armona-Mar). Vigilância durante a época balnear na Armona-Mar e na Armona-Ria. Orientação: sudeste.

 

Praia dos Cavacos

Esta praia de ria situa-se em pleno sapal, junto a um núcleo de apoio à pesca e à mariscagem constituído por casas de aprestos. A pequena baía serve de ancoradouro a várias embarcações e encontra-se rodeada por salinas luminosas. A poente fica a Sede e Centro de Interpretação do Parque Natural da Ria Formosa, com o seu moinho de maré. A área envolvente da praia é um local de excelência para observar a vida no sapal e nas salinas.

Acesso e instalações: Acesso viário alcatroado a partir da EN 125, seguindo na direção de Aldeia de Marim (a cerca de 3 km de Olhão). Estacionamento informal em terra batida. Não possui equipamento de apoio nem vigilância balnear. Orientação: sul/sudeste.

 

Praia da Fuseta

A praia situa-se na extrema leste da Ilha da Armona, em frente à Fuseta, vila piscatória, mas já em terra firme.

Acesso e instalações: Carreiras regulares de barco a partir do cais da Fuseta para a Praia da Fuseta. A Praia da Barra Nova tem acesso por barco (consultar oferta no cais da Fuseta), ou acesso pedonal a partir da Praia do Homem Nu (Ilha de Tavira). Estacionamento amplo (à exceção dos dias de feira) e ordenado, junto ao cais da Fuseta. Diversos equipamentos de apoio (restaurantes, wc e apoios balneares e recreativos) e vigilância durante a época balnear na Praia da Fuseta. A Praia da Barra Nova não possui equipamento de apoio nem vigilância balnear. Orientação: sudeste.

 

Praia dos Tesos (Fuseta Ria)

A praia insere-se numa enseada arenosa que se estende aos pés da vila da Fuseta, voltada para um braço da Ria, e é muito apreciada pelas crianças em virtude das águas calmas e mornas.

Acesso e instalações: Acesso pedonal e viário alcatroado a partir da vila da Fuseta. Estacionamento amplo (à exceção dos dias de feira) e ordenado, junto ao cais de embarque da Fuseta. Equipamento de apoio (restaurante e wc) e vigilância durante a época balnear. Praia Acessível. Orientação: sudoeste