Visit Olhão - Portal de Turismo de Olhão

Como Chegar / Acessibilidades

Avião:
O concelho de Olhão beneficia, a 9 km oeste da cidade de Olhão, do Aeroporto de Faro, tendo como elemento de articulação a Estrada Nacional 125 (EN 125).


Comboio:
O concelho de Olhão é servido por duas estações, Olhão e Fuseta-Moncarapacho, com ligações ferroviárias até Faro, Tavira ou Vila Real de Santo António, e pelo Apeadeiro de Fuseta-A (além de dois outros apeadeiros atualmente desativados – Bias e Marim).


Automóvel:
A nível de estradas nacionais, o Itinerário Principal (IP1), conhecido por Via do Infante e recentemente designado por A22, contempla dois nós de ligação ao concelho de Olhão, um em Moncarapacho com ligação à EM desclassificada 398 e outro na EN 125 (Marim), a qual serve também de variante à EM desclassificada 398. As condições de acessibilidade ao sul de Espanha com a Via do Infante e a autoestrada Sevilha-Huelva permitem desfrutar de condições inter-regionais. O IP1 tem uma extensão aproximada de 9 km, serve de base de apoio a toda a rede rodoviária do concelho e faz parte da rede nacional de autoestradas.

No que se refere às estradas regionais, podemos considerar os acessos à Via do Infante, pois permitem a ligação ao concelho e asseguram a continuidade com outras vias.

Quanto às estradas nacionais desclassificadas, o concelho tem um troço da EN 125, a EM 398 (ligação de acesso à Via do Infante e acesso à freguesia de Moncarapacho) e a EN desclassificada 2.6, permitindo esta última o acesso à freguesia de Pechão.


Autocarro:
Existe na cidade de Olhão um terminal rodoviário da EVA com ligações entre as cidades de Olhão e Faro, mas também com ligações Olhão-Moncarapacho, Olhão-Pechão, Olhão-Poço Longo.