Visit Olhão - Portal de Turismo de Olhão

Rotas Culturais

O concelho de Olhão está localizado no Sotavento Algarvio como parte integrante dos 16 municípios de Faro. Com uma área territorial de 130km2 distribuído por 4 freguesias, está geologicamente inserido em duas sub-regiões que caracterizam o Algarve, o barrocal e o litoral.

Toda a zona litoral do concelho de Olhão integra-se no Parque Natural da Ria Formosa, uma das zonas húmidas mais importantes a nível europeu, tendo sido considerada em 2004, uma zona húmida de interesse mundial. 

O barrocal por seu lado é caracterizado pela existência de dois marcos geológicos, o cerro da cabeça e o cerro de São Miguel, cuja paisagem circundante apresenta um elevado valor ambiental.

É com este pano de fundo e através da prática do pedestrianismo, que propomos uma visita aos locais onde a natureza impera, onde ainda é possível observar todo o seu esplendor, bem como presenciar algumas das tradições que o tempo não conseguiu apagar.

Assim surge o projeto “Aqui Tão Perto – um conjunto de percursos e rotas culturais que tem como objetivo dar a conhecer o património material, imaterial e natural do Concelho de Olhão.

 

Percursos Culturais em implementação:

Rota das Igrejas