Pechão é uma pequena freguesia rural, onde abundam as amendoeiras e as figueiras e que se situa a apenas 4 km tanto de Olhão como de Faro.
A Igreja de Pechão destaca-se por se encontrar no ponto mais alto da localidade. Daqui encontra-se uma bonita vista que alcança toda a região até ao mar. Uma curiosidade interessante é que anexa à Igreja, e em plena rua, vemos uma pequena Capela dos Ossos. Podemos ainda visitar a Fonte Velha, a Casa-Museu de Pechão e o Chalé de Belamandil, o Solar do Torrejão, os moinhos de costa e a nora dos 3 engenhos em Belamandil.
Um dos principais atrativos, destinado sobretudo ao público jovem, é o festival de música Rock na Ribeira, que já se realiza desde os anos 90. A vertente cultural está bem patente nos eventos realizados amiúde na localidade, um dos motivos pelo qual merece ser visitada.